terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Alquimia

"Para algo ser criado, temos que dar algo em troca"

O principio da Alquimia. Mito? Talvez não.
Segundo o que se diz, este... fenómeno consistia na transformação do metal em ouro puro. Desafiar as próprias Leis da Natureza. Mas quem pensa o Homem que é? Deus? Atingir a Vida Eterna, criar Vida Humana artificial... é como "brincar aos deuses".
Muitos procuraram a chave para tal mistério ao longo dos anos, até que alguém do nada decidiu que se tratava nada mais, nada menos, que metáforas.

Mas esse assunto fica para outra altura. Quero falar de
Sacrifícios. Muitas vezes inúteis. Muitas vezes sem nexo. Mas reais.
Quem terá sido aquele que pensou na troca equivalente e fez dela uma Lei Universal? Desde quando é necessário sacrificar algo ou alguém, deixando-o para atrás, esquecido e atrapalhadamente resguardado num canto escuro e esquecido do nosso consciente?

Pensando bem... quem nunca se viu obrigado a sacrificar algo, num acto de bondade, egoísmo, cobardia? Podemos dar do nosso prato porque alguém passa fome, podemos abandonar um animal de estimação apenas porque este ficou muito velho ou porque simplesmente queremos outro animal. Podemos dispensar amigos como alguém que usa lenços de papel para limpar o nariz e atira-os para o lixo prontamente. Já vi acontecer. Se já o fiz? Já. Embora pareça desumano, afirmo-o desavergonhadamente pois tal como todos nós já ouvimos dizer: "ninguém é perfeito" e é escusado apontar o dedo. Nunca saberemos quando esse galho cairá da nossa árvore.

Podemos não ser imortais, nem criar Vida num estalar de dedos, mas algo em que o ser humano tem um dote natural para fazer, é o Mal. Aliás, penso que se as maravilhas da Alquimia alguma vez caíssem nas nossas mãos, a ganância, a luxúria iriam possuir-nos de tal forma que levaria se não à nossa destruição.
Guerras. Homicídios. Terrorismo. Fogo posto. Roubos. Violência física e psicológica. Para quê? Por mais que use os meus neurónios, não consigo chegar lá... qual será o prazer que as pessoas tiram destes actos? Porque não usar a Alquimia em algo que podemos verdadeiramente atribuir valor? Trocar tudo isto, toda a maldade do coração humano por PAZ. É assim tão complicado? Trocar o ódio por amor, a ganância por solidariedade, a rivalidade por amizade, a impaciência pela tolerância.


A Alquimia é praticada teoricamente por quase toda a população mundial, mas
Caso isto realmente exista... que fique nos segredos dos Deuses.

2 comentários:

  1. Interessante.
    Muito interessante a maneira como abordas este tema. Sorri bastante com esta pequena e significante frase: ''Nunca saberemos quando esse galho cairá da nossa árvore''.
    Agora partilho eu uma contigo que tu bem conheces e que faz todo o sentido, diria que se completa com a tua: ''Next time you point a finger I'll point you to the mirror''.
    E é escusado dizer que gostei muito.
    Para acabar este comentário sou obrigada a concordar contigo. Caso realmente exista que fique preso no Monte Olimpo, porque nem um Concílio dos Deuses vai fazer o Mundo escapar à desgraça.
    Há segredos que nunca devem ser desvendados.

    ResponderEliminar